segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BIOLOGIA [UERN]

Biologia
Questões de 41 a 60
INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque o número correspondente na Folha de Respostas.
Questão 41
O experimento realizado pelo pesquisador Stanley Miller, no ano de 1953, com a utilização do aparelho que simulava as condições da Terra primitiva, foi de grande importância para a obtenção dos conhecimentos relacionados à Origem da Vida.
Isso se deve pelo fato de
01) simular, de forma precisa, as condições da atmosfera terrestre primitiva, identificando desse modo as moléculas inorgânicas que permitiram o desenvolvimento dos organismos vivos.
02) permitir a identificação das moléculas de ácido desoxirribonucleico, moléculas primordiais necessárias à formação dos primeiros seres a habitarem a Terra primitiva.
03) demonstrar a possibilidade da síntese de compostos orgânicos sob supostas condições abióticas da Terra primitiva.
04) possibilitar a obtenção experimental dos compartimentos delimitados por membranas que, posteriormente, originariam as células eucarióticas.

Questão 42
O surgimento da vida, configurado na colonização da Terra primitiva pelas células procarióticas, é inerente à evolução da molécula informativa — o material genético — que mantém a ordem do sistema e propicia a sua reprodução. Em relação à organização do material genético da célula procariótica, é correto dizer que
01) se apresenta organizado em uma região denominada nucléolo, onde estão contidas moléculas de DNA espiralizadas.
02) se compõe de cromossomos lineares de número variável, distribuídos homogeneamente pelo citoplasma.
03) ocorre como uma única molécula de DNA circular imersa diretamente no citoplasma.
04) se compõe como uma molécula de DNA linear e pequenas moléculas de DNA circular, que contêm genes essenciais à sua sobrevivência.

Questão 43
O diagrama refere-se à composição química celular de um tecido vivo, evidenciando a participação proporcional da água e dos principais compostos orgânicos.
Com base na ilustração, pode-se considerar:
01) Os lipídios possuem longas cadeias hidrocarbonadas que condicionam a sua intensa solubilidade em água, sendo caracterizados como moléculas hidrofílicas.
02) Os glicídios caracterizam-se como um grupo de compostos orgânicos essenciais ao metabolismo celular, disponibilizando principalmente glicose, molécula fundamental nos processos bioenergéticos.
03) As proteínas são as biomóleculas que se apresentam sob a maior biodiversidade, que é decorrente de sua organização como polímeros de nucleotídios.
04) Os ácidos nucleicos apresentam-se em uma quantidade reduzida na célula, sendo constituídos por bases
nitrogenadas, lipídios e um grupamento fosfato, ligados por pontes de hidrogênio.

Questão 44
As ilustrações referem-se a alterações no potencial de membrana de uma célula nervosa estimulada.
A partir da análise da ilustração, pode-se concluir:
01) A despolarização da membrana realiza-se com entrada de K+ na célula nervosa em resposta a um estímulo.
02) A membrana, de um neurônio, em estado de repouso, comporta-se externamente com um polo negativo.
03) A repolarização é desencadeada a partir de uma nova estimulação nervosa.
04) O impulso nervoso é consubstanciado com a propagação do potencial de ação ao longo do neurônio.

Questão 45
O ciclo celular eucariótico típico é analisado com base no processo de reprodução de células somáticas humanas, em cultura, que se dividem, aproximadamente, a cada 24 horas.
Esse processo está dividido em quatro fases distintas, G1, S, G2 (interfase) e mitose, em que se pode relacionar a ocorrência dos seguintes eventos:
01) Na fase G1, os cromossomos encontram-se em seu maior grau de condensação, estando, desse modo, aptos ao processo de duplicação, que ocorrerá na fase G2.
02) Na fase G2, há continuidade do crescimento celular e síntese de proteínas necessárias para ocorrência da mitose.
03) Durante todo o processo de mitose, ocorre a descondensação do material genético, etapa necessária para a divisão equitativa dos cromossomos para as células-filhas.
04) Na fase S, ocorre permutação gênica responsável pela variabilidade genética observada nas células somáticas.

Questão 46
Convertendo energia solar em energia química, potencializada em moléculas orgânicas, a fotossíntese propicia a sustentabilidade da biosfera. A ilustração esquematiza aspectos básicos do processo inter-relacionando as suas etapas.
A análise do diagrama envolve a compreensão de que 
01) as reações da fase não luminosa propiciam a geração de ATP, que será utilizada na etapa luminosa.
02) a fotólise da água, que ocorre durante o Ciclo de Calvin-Benson, possibilita o restabelecimento dos elétrons da clorofila perdidos durante a excitação luminosa.
03) a passagem de elétrons pela cadeia transportadora propicia a liberação de prótons para o estroma, levando à síntese direta de ATP.
04) a energia derivada da luz solar é potencializada na molécula de NADPH necessária para conversão de CO2 em glicose.

Questão 47
Sabendo-se que o albinismo é uma condição recessiva em humanos, caracterizada pela ausência do pigmento melanina na pele, cabelo e olhos, considere a reprodução de dois genitores heterozigotos para o albinismo. A probabilidade de esse casal vir a ter cinco filhos, dois com albinismo e três com a pigmentação normal, é de
01) 0,08
02) 0,42 
03) 0,26
04) 0,50

Questão 48
A partir da análise do cariótipo representado, pode-se inferir que o indivíduo, cujas células possuem este conjunto cromossômico, caracteriza-se como uma pessoa
01) portadora da síndrome de Down e do sexo masculino.
02) portadora da síndrome de Turner e do sexo feminino.
03) portadora da síndrome de Klinefelter e do sexo masculino.
04) normal e do sexo masculino.

Questão 49
Estudos voltados para a análise das sequências de DNA, entre espécies animais, têm revelado a presença de conjuntos gênicos muito semelhantes entre espécies morfologicamente muito distintas. Com base em estudos, essas diferenças morfológicas em indivíduos com genomas semelhantes vêm sendo explicadas pelo fato de ocorrer
01) regulação gênica que envolve a ativação ou a inativação de sequências específicas de DNA.
02) modificações morfológicas abruptas na tentativa de se adaptar às constantes modificações do meio ambiente em que habitam.
03) ancestralidade entre as espécies analisadas.
04) alterações genéticas decorrentes de pressões seletivas do meio.

Questões 50 e 51
Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a empresa Bioquímica do Brasil (Biobrás). Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar este hormônio. O processo permite fabricar insulina em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional. Para o tratamento da doença diabetes, este medicamento é essencial, podendo ser produzido industrialmente a partir do pâncreas suíno ou de micro-organismos modificados geneticamente — como é o caso da E. coli. [...]
Questão 50
O processo de produção de insulina humana, utilizando a bactéria E. coli, apresenta como princípio a
01) transferência de segmentos de DNA entre bactérias por meio de bacteriófagos, em um processo denominado conjugação bacteriana.
02) utilização do processo de transformação, que ocorre naturalmente em bactérias, em que há inserção do material genético exógeno disperso no ambiente para dentro da célula bacteriana.
03) transferência de fragmentos de ácido desoxirribonucleico diretamente de uma bactéria doadora para uma bactéria receptora por meio do seu pili sexual, processo denominado transdução bacteriana.
04) introdução de segmentos de genes inicialmente inativos que, posteriormente, serão ativados por meio da conjugação procariótica.

Questão 51
O sistema endócrino responsável pela liberação de hormônios exerce sua função, envolvendo mecanismos reguladores bastante precisos. Dentre as glândulas que compõem esse sistema, destaca-se o pâncreas, responsável pela secreção de insulina e glucagon, principais reguladores de glicemia no corpo humano. Com relação a estes hormônios, pode-se afirmar que
01) o glucagon promove a liberação do glicogênio a partir da sua degradação, atuando assim como agente hipoglicemiante.
02) a insulina favorece a entrada de glicose nas células hepáticas, contribuindo assim para redução dos índices de glicemia.
03) o glucagon é produzido pelas células beta das ilhotas de Langerhans, sendo a sua secreção estimulada pelos altos níveis de glicose sanguínea.
04) insulina e glucagon têm ações entre si complementares, contribuindo para a manutenção da hipoglicemia do organismo.

Questão 52
Charles Darwin, em sua viagem pelo mundo a bordo do navio inglês Beagle, fez inúmeras observações que o levaram à publicação, no ano de 1859, do livro “A origem das espécies”, uma das obras primas da literatura científica. Idéias evolucionistas de Darwin devem ser reconhecidas em
01) O desenvolvimento de características morfológicas é influenciado pelo ambiente, devendo estas serem
transmitidas aos novos descendentes. 
02) Alterações nas sequências gênicas, tais como mutações e recombinações, produzem organismos mais bem adaptados que tendem a sobreviver e reproduzir.
03) Os organismos que apresentam características relacionadas à adaptação ao ambiente têm maiores chances de sobreviver e de transmitir os caracteres aos seus descendentes.
04) Os indivíduos atuais surgiram por transformações sucessivas de um organismo primitivo ,originado por matéria não viva, que sobreviveu às modificações ambientais.

Questão 53
Eventos do sistema reprodutor feminino estão relacionados a variações nas concentrações hormonais. Com base nessa informação e na ilustração, analise as seguintes proposições.
I. O aumento na concentração de progesterona ao seu nível máximo deve ser associado à adaptação da mucosa uterina para implantação do blastocisto.
II. As reduzidas concentrações de estrógeno e progesterona induzem a ocorrência da menstruação, momento em que se inicia um novo ciclo menstrual.
III. As concentrações de LH mantêm-se, no decorrer do ciclo, com oscilações frequentes e pequenas.
IV. No decorrer do ciclo, a produção de estrógeno e FSH ocorre regular e alternadamente.
Após análise, são verdadeiras as proposições:
01) I e II.
02) I e III.
03) II e III.
04) II e IV.

Questão 54
Essenciais na manutenção do estado de repouso do organismo e na realização dos movimentos, os músculos
são órgãos estruturados por células altamente especializadas na realização da função contrátil. O processo da contração muscular, dentre outros fatores, envolve especificamente
01) a liberação de íons de potássio do retículo sarcoplasmático para o citoplasma das células musculares.
02) o deslizamento de filamentos de actina sobre os de miosina, ocasionando o encurtamento das unidades contráteis ou sarcômeros.
03) o contato da miosina com moléculas de troponina que deslocam a actina do seu sítio de ligação ao cálcio.
04) a ligação da fosfocreatina a receptores presentes no interior das células do músculo, levando à imediata fosforilação dos filamentos de actina.

Questão 55
A partir da análise da ilustração, que representa uma das etapas do desenvolvimento embrionário do anfíbio, e considerando-se conhecimentos gerais sobre a embriogênese nos vertebrados, pode-se afirmar que
01) o arquêntero é originado a partir da migração de células para fora do embrião, originando posteriormente a placa neural.
02) o blastóporo dará origem ao ânus, em animais deuterostômios, como os vertebrados, sendo a boca formada posteriormente no lado oposto.
03) o estágio de gástrula é caracterizado pela formação de uma cavidade interna, repleta de líquido, envolvida por uma massa compacta de células formadas por divisões mitóticas.
04) os folhetos germinativos ectoderma, mesoderma e endoderma são formados na fase de blástula pela separação das células em camadas.

Questão 56
Os hormônios vegetais são substâncias responsáveis pela regulação de uma série de eventos relacionados ao desenvolvimento de plantas, atuando em sítios bem distantes do local em que são produzidos. A relação hormônio vegetal x função desempenhada está descrita, de forma correta, em
01) A auxina desempenha papel fundamental para a germinação das sementes e para o amadurecimento dos frutos.
02) A giberelina regula o crescimento dos frutos e estimula o alongamento do caule e das folhas.
03) A citocina atua principalmente direcionando as plantas em resposta ao estímulo solar e gravitacional.
04) O etileno promove o alongamento celular e a dormência das gemas e sementes.

Questão 57
Com relação ao fluxo de energia existente entre os diferentes níveis tróficos ocupados pelo seres vivos, é correto afirmar que 
01) a introdução da energia nas cadeias alimentares se inicia com o processo de decomposição de matéria orgânica, realizada pelos seres saprofíticos.
02) a energia solar introduzida na cadeia alimentar, a partir dos produtores, vai se dissipando ao longo dos sucessivos níveis tróficos.
03) a energia presente em um nível trófico, em uma cadeia alimentar, é sempre inferior àquela que será transferida para o nível trófico subsequente.
04) toda a energia captada do Sol pelos produtores é transferida para os níveis tróficos seguintes sem haver perdas ou dissipação, já que há necessidade contínua de produção de biomassa.

Questão 58
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela sua luta em defesa do ambiente, alertou o mundo para um dos grandes problemas ambientais da atualidade, o aquecimento global. Hoje muitas expectativas estão relacionadas à nova política ambiental do presidente Barack Obama, que garantiu que essa seria uma das prioridades do seu governo, já que os EUA é um dos países que mais contribui com o aquecimento global. Dentre as iniciativas que poderiam ser tomadas de maneira eficiente para redução desse fenômeno, pode-se destacar:
I. A utilização de energia eólica em detrimento da energia obtida a partir da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo.
II. O controle da decomposição de matéria orgânica realizada por bactérias saprofíticas, que liberam grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera.
III. A recuperação de reservas florestais por meio do reflorestamento, utilizando-se espécies nativas.
IV. O armazenamento de resíduos tóxicos em abrigos subterrâneos, provenientes de atividades industriais.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é a
01) III e IV.
02) II e III.
03) I e IV.
04) I e III.

Questão 59
“As alterações climáticas observadas em todo o mundo potencializam doenças transmitidas pela água ou outros vetores, como mosquitos. As doenças sensíveis ao clima estão entre as que mais matam globalmente. Apenas diarreia, malária e desnutrição provocaram mais de 3,3 milhões de mortes no mundo, em 2002, e 29% dessas mortes ocorreram na África. No Brasil, no ano de 2008, aconteceu a maior epidemia de dengue no país. Apenas nos primeiros três meses de 2008, surgiram 85 mil novos casos, 80% do total registrado no continente americano.” A relação existente entre as alterações climáticas e o avanço da dengue está descrita em
01) As alterações climáticas podem promover a migração do vetor para regiões onde normalmente não são encontrados, o que eleva o risco de pandemias.
02) O aumento da concentração de poluentes atmosféricos estimula a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
03) A elevação dos níveis dos mananciais, decorrente do derretimento das calotas polares, tem provocado inundações em locais que apresentam saneamento básico precário, aumentando o contato da população com as larvas do mosquito transmissor.
04) O desaparecimento de recursos naturais, ocasionado pelo aquecimento global, estimula a migração de indivíduos para regiões onde não há casos da doença, possibilitando o contato e consequente transmissão para as populações nativas.


Questão 60
Senhor!
Vós que fostes sábio ao criar os rios e os mares
Pareceis ter esquecido do nosso sertão
Vós que destes aos homens
A terra para dela tudo tirar
Não nos destes a mesma sorte
Porém hoje, oh Deus
Vejo quão generoso fostes
A nós GUERREIROS DE CAATINGA
Deste-nos a resistência ao Sol
A sapiência para da natureza tudo aproveitar
A força de vontade para continuar a lutar
E ante o inimigo jamais recuar
Obrigado, Senhor Deus,
Porque criastes um ambiente
Onde um ser humano comum não possa sobreviver
Pois só os perseverantes
E os fortes de espírito
Aqui conseguem lutar.
Pátria, Brasil, Sertão...
CAATINGA...
A letra da música Oração do guerreiro de caatinga, de autoria do grupo musical Exército brasileiro, retrata um dos biomas mais importantes do Brasil, a caatinga, que ocupa cerca de 10% de todo o território nacional, estendendo-se pelos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e norte de Minas Gerais.
Com relação a este bioma, pode-se dizer que ele se caracteriza, entre outros aspectos, porque
01) as regiões que o compõem não sofrem influência da formação de ventos fortes, o que intensifica ainda mais a sensação térmica da elevada temperatura.
02) a flora é composta por gramíneas que ocupam cerca de 80% da região, intercaladas com outras plantas típicas que apresentam sistema radicular pouco desenvolvido.
03) a vegetação característica da caatinga apresenta xeromorfismo acentuado, havendo perda de folhas durante a estação seca para evitar a desidratação.
04) a fauna é bastante diversificada e a região apresenta plantas nativas que possuem raízes respiratórias, aflorando no solo.

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...